Sua vontade de viajar pode ser Doença Genética

Quando você tem um problema e sabe que é real, tende a procurar e pesquisar até descobrir o que de fato tem, pois só assim pode buscar o tratamento e até encontrar a cura.

Desde bem novinha sofro de um mal muito estranho. É uma dor que me sinto sempre que fico muito tempo sem botar o pé na estrada. É mais do que uma vontade, mas a necessidade de conhecer um lugar novo. Meus pulmões chegavam a falhar quando o ar não era renovado e meu estômago ardia por novos temperos. Não só viajar, mas mudar de casa, de quarto, de parede, de escola… enfim, vivenciar algo novo e sair da rotina!

fernweh

Essa doença já me fez ter que estudar em 8 escolas e morar em 7 casas de 3 cidades diferentes. E ainda me levaram a pisar em 9 países de 4 continentes!

Cheguei a relatar os sintomas para conhecidos mas ninguém nunca soube me dizer o que era. Uns ainda ousaram dizer que era pura frescura. Como sabia que não era frescura, passei a  investigar o caso até que descobrir qual é o problema que me atingiu e que pode ter atingido você também.

E Finalmente descobri! Se chama Fernweh, é uma doença crônica cujo nome vem do alemão – Fern (distância) e Weh (dor) – se traduzida significaria “sede ou dor por viajar”. Ela atinge cerca de 20% da população e pessoas de todas as idades podem desenvolver.

A Fernweh está associada ao gene DRD4, que está relacionado ao nível de dopamina no cérebro, responsável por controlar a busca pela novidade. Um estudo recente concluiu que povos que migraram da África para outras regiões do planeta, há cerca de 50.000 anos atrás possuíam esse gene.

dopamina

Não se sabe se existe cura, porém o melhor (e único) tratamento conhecido até hoje é sair de casa com uma mochila nas costas e ir em busca de aventura. Ver horizontes jamais vistos antes, pisar em terras desconhecidas para sentir aromas e fragrâncias novas e experimentar sabores diferentes. Viajar e migrar para um lugar novo ainda é o melhor remédio para os portadores dessa doença.

A Fernweh é ainda mais forte e mais grave do que a Wanderlust, pois ela não é só um desejo, mas uma abstinência, uma necessidade mesmo! Enquanto houverem terras que ainda não conhecemos, a Fernweh vai nos consumir.

Espero que sobrevivamos até pisar em todas as terras que nosso espírito quiser nos levar!

tumblr_inline_nfk93oLLYE1r32r7g

Levante as âncoras e ice as velas, confie no Capitão e boa viagem!

Bjins,

Ana.

2 comentários sobre “Sua vontade de viajar pode ser Doença Genética

Deixe um comentário